TAVI - Implante valvar aórtico percutâneo

Nos casos de estenose aórtica grave, está indicado abordagem cirúrgica, devido riscos evolução para insuficiência cardíaca e de morte súbita.

O implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI, transcatheter aortic valve implantation) é um procedimento cirúrgico para implante de uma prótese aórtica sem retirada da valva nativa com técnicas avançadas e modernas de maneira minimamente invasiva.

TAVI na maioria das vezes é realizado com a introdução da prótese através da artéria femoral, a chamada abordagem tranfemoral, que não requer uma incisão cirúrgica no peito, permitindo baixo risco perioperatório e uma rápida recuperação.

Fechamento de Comunicação Interatrial (CIA) e Forame Oval Patente (FOP)

Entre o átrio direito e esquerdo, temos o septo interatrial, responsável pela divisão entre as duas cavidades.

Em algumas pessoas este septo não se forma adequadamente com persistência de um defeito (buraco) que comunica os dois lados do coração causando mistura do sangue mais oxigenado com o sangue menos oxigenado do lado direito. Tal acometimento congênito, é chamado de comunicação interatrial(CIA).

Alguns casos a CIA pode levar repercussões no lado direito do coração com dilatação da cavidade cardíaca e hipertensão pulmonar.

O procedimento quando indicado pelo cardiologista é realizado de maneira minimamente invasiva, com uma punção da virilha para acesso vascular para navegação da prótese e fechamento desse deito sem necessidade da cirurgia convencional (com toracotomia).

MitraClip®

Paciente portadores de insuficiência mitral importante com indicação de troca valvar cirúrgica para melhora de sobrevida e qualidade de vida, porem de alto risco cirúrgico são candidatos para procedimento percutâneo minimamente invasivo com um dispositivo chamado Mitraclip.

Cateterismo direito (Manometria)

Exame considerado o padrão ouro de aferição das pressões intracardíacas. Essencial para diagnostico de hipertensão arterial pulmonar e avaliações pré transplante cardíaco e pulmonar.

Biópsia cardíaca

Exame padrão ouro para diagnostico de inflamação do miocárdio ou rejeição pós transplante. Exame minimamente invasivo e seguro, realizado pela nossa equipe com controle ecocardiográfico pós procedimento.