Sobre o cateterismo
O que é ?
O Cateterismo Cardíaco é um procedimento invasivo no qual, através de um acesso pela artéria radial ou femoral, são avançados cateteres que, pela injeção de contraste iodado, permite estudar a anatomia coronariana, bem como a contração ventricular. Através destes mesmos cateteres, pode-se obter a medida de pressões nas diferentes câmaras do coração e grandes vasos. O procedimento é realizado, em geral, sob anestesia local, com duração de 20 a 30 min e a alta hospitalar de um procedimento diagnóstico ocorre no mesmo dia.
Qual a finalidade ?
- Conhecimento da Anatomia Coronariana: Presença de obstruções nas artérias coronárias, variações anatômicas nos diferentes níveis do coração (músculo cardíaco, valvulas e outros)
- Conhecimento da Função Ventricular.
- Manometrias, com aferição de pressões em diversos locais do sistema circulatório, muito útil no diagnóstico de patologias das válvulas cardíacas e do miocárdio.
Qual a principal via de acesso ?
A Artéria Radial (uma das 2 artérias do punho) é a principal via de acesso, atualmente com > 90% de sucesso na realização do procedimento. As indicações de acesso femoral (região da virilha) dependem de uma série de fatores técnicos que são avaliados no dia do procedimento.
Precisa de preparo para a do cateterismo?
Em casos de:
- Alergia ao contraste - necessário preparo com medicações especificas 3 dias antes do procedimento, prescritas pelo médico que solicitou o exame
- Insuficiência renal - Dependendo do grau de acometimento renal, é necessário internação para correta hidratação pré o pós procedimento para proteção renal.
- Uso de anticoagulantes - (Marevan, Rivaroxabana, Dabigatrana, Apixabana ou outros) - Médico solicitante do exame deverá indicar o período da suspensão temporária da medicação (habitualmente de 24 a 72h antes)
- Uso de medicações de uso continuo como o antidiabético oral (Metformina) - É necessário suspender 48 horas antes do exame, principalmente em caso de disfunção renal associada.
- Jejum: Necessário 6 horas de jejum.
- Exames anteriores: É recomendável trazer os exames mais relevantes realizados nos últimos seis meses como, por exemplo: teste de esforço, cintilografia miocárdica, cateterismo ou angioplastia, exames laboratoriais e relatórios de cirurgia cardíaca.
Complicações
Como qualquer procedimento invasivo, o cateterismo não é isento de risco, porem não costuma apresentar grandes riscos ao paciente. Por ser um procedimento invasivo e dependente do operator, por tal motivo é importante que o profissional seja capacitado e especializado e contar com um estrutura cardiológica completa.
Dentre as complicações do cateterismo cardíaco estão hematoma ou sangramento no local das punções vasculares, dor local, reações alérgicas ao contraste iodado, obstruções arteriais no local das punções vasculares, arritmias graves e morte. Felizmente, as três últimas complicações, de maior gravidade, são bastante raras e ocorrem principalmente em pacientes que são submetidos ao cateterismo cardíaco em situação de bastante debilidade física ocasionada pela doença.